Tipos de Lixas

A lixa é uma folha de papel com a superfície abrasiva, muito usadas no pré-acabamento para limpar, polir, corrigir desigualdades e deixar uniforme, várias superfícies tais como madeira, reboco e massa corrida.
Além dos tipos específicos, as lixas possuem granulações de 36 até 600, quanto menor a granulação mais grossa é a lixa, por isso é muito importante escolher o número da lixa de acordo com o uso.
Quanto mais áspera for a superfície, mais baixa deve ser granulação da lixa e se você desejar uma superfície totalmente lisa, deve usar uma lixa de granulação alta.

Confira os principais tipos:

Lixa D’Água (granulação de 80 a 200) –  usada molhada com água, querosene, gasolina, e outros líquidos. É usada em combinação com o líquido para fazer a limpeza. Muito usada por funileiros para lixar massa plástica;
Lixa Madeira (granulação de 36 a 320) – usada somente em madeira;
Lixa Ferro (granulação de 36 a 220) –  usada somente em superfícies metálicas  como portões e janelas;
Lixa Massa (granulação de 60 a 220) – usada para o lixamento de rebocos, argamassas, massa corrida e gesso.

Geralmente, as lixas são comercializadas avulsas, ou em embalagens com 50 e 100 folhas e devem ser conservadas longe da umidade.

Confira diversas opções aqui.

2 respostas para “Tipos de Lixas”

  1. Mariana disse:

    Posso lixar com uma esmerilhadeira?

    • Admin disse:

      A rotação da esmerilhadeira é muito elevada, porém existem discos de lixa adaptáveis para este serviço, assim como existem materiais que podem ser lixados com esse equipamento.
      Geralmente, usa-se para lixar materiais bastante resistentes, como mármore, granito, chapa de ferro e outros metais.

Deixe uma resposta