Como as esmerilhadeiras tornam nossos trabalhos mais práticos e ágeis

Esmerilhadeiras Angulares

Com o tempo cada vez mais escasso em nosso dia a dia, nada melhor do que ter em mãos equipamentos eficazes que auxiliam no trabalho com agilidade e praticidade para que tudo transcorra da melhor maneira possível.

Já falamos aqui o que são esmerilhadeiras, mas, basicamente, são equipamentos indicados para superfícies metálicas para diversos fins, como desbaste em metais, pedras e cortes, acabamento sobre soldas, remoção de rebarbas de peças fundidas, limpeza de superfícies enferrujadas ou com tinta, além de lixar e polir.

Esmerilhadeiras são consideradas ferramentas de grande porte e é aconselhável que sejam utilizadas por profissionais da área, já que é preciso uma série de cuidados especiais ao operá-las. Caso você não seja um profissional, mas ama ferramentas de qualidade, não se preocupe nós vamos te ajudar a saber TUDO SOBRE ESMERILHADEIRA.

O que você deve saber antes de comprar uma esmerilhadeira?

Ao comprar uma esmerilhadeira, seja numa loja ou num site de ferramentas, uma das principais informações que você deve se atentar é quanto a sua potência. Acontece que os modelos encontrados são diversos e isso pode confundir um pouco na hora da decisão de qual é a melhor esmerilhadeira a se adquirir.

A rigor, os modelos indicados nos trabalhos de serralheria gira em torno dos 2.100 watts. Já na metalurgia, a esmerilhadeira contém 2.400 watts, uma diferença que será explicada pelo trabalho ainda mais pesado. Já no caso das siderúrgicas e caldeirarias, o que mais encontramos são esmerilhadeira de 2.600 watts. Por fim, para esmerilhadeira destinada para uso doméstico é possível ser utilizada esmeriladeira inferior à 2.100 watts de potência.

Comprado o seu equipamento, agora, é necessário que você saiba como operá-lo com segurança antes mesmo de ligar sua nova esmerilhadeira.

Segurança

Importante: Esmerilhadeiras, sejam elas pneumáticas ou elétricas, são equipamentos fabricados com todos os requisitos e padrões de segurança e qualidade. Não altere as especificações do fabricante e/ou despreze as normas de segurança em sua utilização, pois elas podem causar graves acidentes, que podem atingir não só seus operadores, mas também as pessoas que estiverem próximas. Portanto, não manuseie e nem permita que alguém opere uma esmerilhadeira sem treinamento adequado, que lhes informem sobre seus riscos e normas de utilização.

Regras básicas:

  • Utilize os EPI’s necessários: Capacete, protetor auditivo, proteção respiratória, protetor facial, óculos de segurança, luvas de boa aderência e justas, bem como o uso de camisa para dentro da calça, magotes e avental de raspa ou jaqueta de raspa (evitando contato e possíveis agarramentos no disco com avental que não deve ficar solto), incluindo os demais EPI’s indicados no setor dependendo da atividade a ser executada;

  • Após certificar-se de todos os cuidados na montagem do disco, confira a voltagem da máquina com o local onde será energizada. Ligue primeiro a tomada, a seguir, com as duas mãos segurando firme a esmerilhadeira, ligue sua chave;

  • Deixe a máquina funcionando com a face de operação virada para o solo sem encostá-la por 30 segundos, aproximadamente. Caso observe vibração, folga ou ruído anormal, não opere. Encaminhe a máquina para manutenção especializada;

  • Não permaneça nem permita a presença de pessoas, diretamente em frente à linha de ação do disco com a máquina ligada. Utilize biombos em oficinas e em áreas abertas e sinalize isolando o local;

  • Utilizar biombos, barreiras evitando projeção;

  • Não utilize em local úmido ou molhado. Não deixe o cabo enrolado ou próximo ao corte;

  • Mantenha fixa a peça a ser trabalhada, não force nem deixe que o disco trave obedecendo aos ângulos de trabalho do disco em relação à peça.

 

Conheça alguns modelos:

  • Esmerilhadeiras AngularesEsmerilhadeira Angular 4.1/2″: recomendada para desbaste em peças metálicas, acabamentos sobre soldas, remoção de rebarbas de peças fundidas, limpeza de superfícies enferrujadas ou com tinta. Permite cortes em concreto e alvenaria com o disco diamantado;

  • Esmerilhadeira Angular 5″: ideal para corte e desbaste, especialmente recomendada para desbaste em peças metálicas e pedras, acabamentos sobre soldas, remoção de rebarbas de peças fundidas, limpeza de superfícies enferrujadas ou com tinta;

  • Esmerilhadeira Angular 7”: recomendada principalmente para acabamentos sobre soldas, remoção de rebarbas de peças fundidas, desbastes em peças metálicas e limpezas de superfícies enferrujadas;

  • Esmerilhadeira Angular 9”: Indicada para desbastes em metais, pedras e cortes.

  • Esmerilhadeira/Serra Mármore: ferramenta 2 em 1 – esmerilhadeira e serra mármore. Corta pisos, mármores, ardósias, tijolos e alvenaria em geral e também é uma esmerilhadeira.

Dicas de Uso

Não é necessário forçar a esmerilhadeira contra a área que está sendo trabalhada. É importante lembrar que o peso da ferramenta já é suficiente para seu bom funcionamento.

A operação de desbaste (um dos principais trabalhos da esmerilhadeira) necessita de discos adequados para isso. Ou seja, os discos da esmerilhadeira devem ser bem escolhidos, que garantirá um bom conjunto.

Muito cuidado com o rompimento do anel o-ring, que garante a boa fixação dos discos. Sempre fique atento a isso, já que se trata de uma dica de segurança indispensável.

E lembre-se sempre:

  1. Coloque o disco na máquina, soltando as travas.

  2. Aperte bem a porca de fixação com uma chave apropriada.

  3. Posicione o material que será utilizado.

  4. Efetue o corte.

Atenção: preocupe-se sempre em ter segurança para trabalhar, não esquecendo nunca de utilizar luvas, óculos protetores e máscaras.

Mãos à obra! E até a próxima!

Deixe uma resposta